domingo, 4 de janeiro de 2009

Será a liberdade uma prisão?




Vocês já ouviram a música infinita highway dos Eng. do Hawai??? É uma letra extensa sobre a grande e infinita highway da vida? Num dos seus versos o Humberto canta:

Escute garota, o vento canta uma canção
Dessas que a gente nunca toca sem razão
Me diga, garota: "Será a estrada uma prisão?"
Eu acho que sim, você finge que não
Mas nem por isso ficaremos parados
Com a cabeça nas nuvens e os pés no chão
Tudo bem, garota, não adianta mesmo ser livre
Se tanta gente vive sem ter como comer

Eu acho que a estrada é como a vida, e nós somos livres??? Quanto vale nossa liberdade??? Somos livres do que??? De quem???
Será que na verdade estamos presos idéias, moldes, costumes, afinal existe liberdade ou será isso mais uma utopia para artistas sonharem com um mundo mais igual, menos desumano. Não sei dizer se somos livres ou se estamos presos. É uma questão de ponto de vista para começo de pensamento. Se você acha que o fato de você não poder sair pelado na rua e não ser punido é uma prisão, dai realmente vivemos dentro de uma sociedade castradora de seres que desejam ser felizes mas que não podem agir dessa maneira em qualquer lugar. Mas somos livres se você pensar que existem várias praias de nudismo pelo litoral onde ficar nu é requisito para entrar na areia. Existe sempre um local apropriado para tais fantasias ou desejos mais estranhos, ou menos normais. É por isso que existem lugares como casa de swing, praias de nudismo, baladas de música eletrônica e pubs que tocam rock n' roll. É a nossa liberdade de ir e vir, our freewill. Ser ou não ser, é a questão, Tupi or not not tupi? Como fizeram os modernistas.

Ser artista é também brincar com o senso moral e ético de seu meio ambiente. já que lidamos todos os dias com a realidade da vida, gostamos de imaginar, romantizar ou extrapolar sensos, idéias de como seria algo diferente. A nossa liberdade está no mundo da fantasia, das idéias, lá somos livres, somos quem queremos ser, não quem podemos ser. Lá nada tem limite e se pode tudo a qualquer hora. Ai por sermos humanos, lidamos outro aspecto da nossa natureza animal, o excesso de liberdade também nos prejudica, pois a falta de limite nos torna selvagem e irracional. Podemos até virar bichos.

Outro dia estava contando pra minha namorada que me sinto incomodado com espelhos, que os achava muito agressivos. Disse a ela que quando ficava triste evitava me olhar no espelho de manhã pois não queria ver a realidade do estava acontecendo comigo, preferia ficar no mundo da fantasia, do faz de conta, onde eu poderia ser quem eu quisesse. Na verdade me sentia mal de me ver meio acabado, com aparência fraca. Toda vez que faço algo de errado, evito me olhar no espelho, pois acho que ele me julga sem piedade, tenho que me acalmar primeiro dai me olhar. Neste caso o espelho se torna um objeto de punição, que me prende, que me castra. A falta do espelho é a minha liberdade, mas eu preciso uma hora me olhar, assistir meu reflexo, me enxergar pois isso me ajuda a sempre me situar onde e como eu estou. Imagina se fossemos invisíveis, se não pudemos enxergar o nosso próprio reflexo. Nossos sensos morais e éticos seriam outros, nossos valores seriam outros, não sei dizer que valores seriam esses, mas certamente a vida seria bem diferente. Tanto faz alguém correr pelado na rua, ninguém vai ver. Como os criminosos seriam presos se fossem invisíveis e etc...
Será a liberdade uma prisão, eu acho que talvez, e vocês?

inté
Gab