sexta-feira, 27 de março de 2009

O Terceiro Homem - Graham Greene


Greene, Graham
O terceiro homem, LP&M Pocket- 2008
Preço Sugerido: R$ 8,00

Bem, esse eu peguei para ler no metrô. Na ida já estava na metade e na volta já havia acabado.

Tão bom quanto "Nosso homem em Havana", este livro nasceu como um argumento direto para o cinema. Seguindo o estilo 'detetive de guerra', a narrativa é rápida e intrigante, Graham, parte para Viena, que, após a derrocada da 2ª guerra é partilhada, assim como a Alemanha, por quatro nações (Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética), Rollo Martins, escritor de subliteratura, à convite de seu amigo de infância Harry Lime, viaja até a cidade para reencontrá-lo após longo período de distanciamento.

Ao chegar, descobre que seu amigo falecera, aparentemente em um acidente banal.

No cemitério, para acompanhar o enterro acaba conhecendo a ex-namorada de Harry, Anna Schimdt, bem como o policial Calloway, da Scotland Yard, que não explica os motivos que o levaram até ali.

Aproveitando-se da ocasião e da queda de Martins por álcool, Calloway lhe oferece uma bebida e no bar acaba contando que Harry era investigado pela polícia, porém não lhe informa o porquê.

Financeiramente arruinado, Martin, é ajudado pelos estranhos colegas do seu falecido amigo, mas começa desconfiar do excesso de gentilezas que recebe por todos os lados. Parte então pela cidade para tentar compreender como era vida de Harry no ambiente caótico da metrópole ocupada, iniciando uma atabalhoada investigação.

Tudo parecia encaixar-se razoavelmente bem, a não ser pelo fato de que após conversar com o ex-vizinho de Harry este aparece morto. Dessa forma, começam a ser desencadeados eventos cada vez mais parecidos com a ficção barata de seus livros, com a diferença que desta vez, Rollo, poderá ser o próximo a morrer. Ao invés de partir o mais rápido possível, o protagonista permanece para resolver o mistério e acaba apaixonando-se pela ex-namorada de seu falecido amigo, que assim como ele, corre perigo.

Da mesma forma, Rollo Martins deverá também correr contra o tempo para desvendar quem era o terceiro homem presente na hora da morte de Harry Lime, salvar sua paixão dos Russos e descobrir o terrível segredo de seu amigo.

Pode não ser a melhor sinopse que já fiz, mas está aí. Vale a pena ler o livro.
Boa leitura.