terça-feira, 28 de abril de 2009

Os 10 melhores discos de capas azuis

Do jazz ele é o rei e a coroa ninguém lhe tasca. As gravações da Blue Note sempre foram de boa qualidade e as seleções musicais para a apresentações das casas da BN ainda melhores. Dos álbuns azuis de jazz está a par do Blue Train do John Coltrane. Grande disco. Neste Ballads & Blues encontrar-se-ão baladas diversas que um pouco fogem às canções frenéticas da fase "rock" de Miles. Por isso coloco na lista, como um dos dez mais azuis de todos os tempos! Destaque para I Waited for You, Yesterdays e How Deep is the Ocean.

Engraçado como os discos de prisão são tão bons. Este não foge a regra, os Cramps tem seu show, Johnny Cash seu lp country e BB. King, rei do blues, live in Cook County Jail.
A gravação é meio tosca, o audio é ruim, mas é lendário!

Destaques: Three O'Clock Blues/Darlin' You Know I Love You, How Blue Can You Get? e Every Day I Have The Blues.


O último disco em vida de Renato Russo remete a uma carta de despedida. Cru, melancólico, raivoso, simplesmente maravilho. Renato não conseguiu gravar os vocais devido à saúde debilidade, ficaram as vozes guias, quero dizer, o fiapo de voz. Mas é isso o que torna uma obra prima, pois se trata de um disco de entrega, o último suspiro, o melhor de todos. É possível traçar um comparativo se escutar a música primeiro de julho (1994) e depois as demais (1996). Fico feliz que o Legião tenha feito este esforço final, valeu a pena apesar de tudo.
Destaque para: todas.

A estréia do Weezer é demolidora. O disco é totalmente energia bruta em estado juvenil. Buddy Holly, Say It Ain't So e Undone -- The Sweater Song tocaram bastante na rádio e tv. Mas My Name Is Jonas, The World Has Turned And Left Me Here e Surf Wax America são arrasadoras também e não devem nada aos singles. Este disco de estréia é importante também pois tinha o (excelente) baixista Matt Sharp no rol dos músicos que tocaram no cd e, da mesma forma, foi uma época que o Rivers Cuomo abria espaço para a composição dos demais instrumentistas. Talvez por isso seja o melhor da discografia, nota 10.


Não foi um grande sucesso, mas mesmo assim compõe minha lista. Saindo um pouco da linha habitual do rock do Rage Against the Machine e do cd de estréia da banda, as músicas tem apelo mais melódio e calmo. Tavez não soe tão bem à primeira audição, mas depois, aos poucos, vai conquistando seu espaço. Mais tarde, não dá pra parar de ouvir.

Lançado em 2005, destaques para Be Yourself, Doesn't Remind Me e Out Of Exile.



O último disco do Baden de "inéditas" é o que você vê na capa: Powell & seu violão, assim mesmo, minimalista. Pouca percussão, pouca voz e nenhum canto. Muito bem executado, assim como a Tempestade do Legião Urbana, é seu cartão de despedida deste mundo. Vale muito a pena.
Destaque pra tudo.




O submarino é amarelo, mas a capa é azul. Lançado em 1999, traz o melhor do lp original, exceto pelas (ainda bem) faixas instrumentais do George Martin, ufa! A música Hey Bulldog ganhou uma nova mixagem, mas A Day in the Life foi excluída. Bem, pode ser encarado como uma coletânea da fase 1968 do Beatles, é 3x1, porque traz o suprassumo do Sgt. Peppers, do Magical Mystery Tour e do próprio Yellow Submarine antigo.

Destaque para todos os clássicos, exceto When I'm Sixty-Four (que eu acho meio chata).



Sem palavras, compre, pegue emprestado, grave, tatue, roube este disco! É o disco que veio pra sepultar o rock (ainda bem!).
A potência de Nervermind não está no som, mas no contexto. Não contextual, mas contestador. Pra mim, o melhor momento da música (ouço desde o lançamento até hoje), pois a afinidade celestial de 3 pessoas nunca antes na história desde... blá blá blá, a música fora tão colocada em sentimento tão bruto. Singelamente é o álbum que tirou o batom das paradas e colocou o pau no ouvido das pessoas (no pior sentido). Nunca se repetirá.


Rosenrot é uma coletânea de b-sides do album anterior Reise Reise. Em tese é um disco de "sobras". Mas não se poderia imaginar o quão maravilhosas eram essas sobras. Como um disco de 'lado b' não tem que necessariamente seguir um roteiro, a salada de sons fica a cada hora mais interessante. No mesmo espaço encontram-se a pop Benzin, o hino gay Mann Gegen Mann, a pesada Rosenrot, a balada Stirb Nicht Vor Mir e a flamenca Te Quiero Puta!. Fenomenal...


Por fim, o azul dos azuis.

O Faith No More deu início à suas atividades no começo de década de 80, mas foi somente com o vocalista Chuck Mosely que a formação do grupo se consolidou. Com Chuck foram lançados os discos We Care a Lot (85) e Introduce Yourself (87). Porém, devido aos vícios do vocalista, a banda o despediu e contratou Mike Patton no seu lugar.
Com Patton nos vocais a banda finalmente alçaria o sucesso com o disco The Real Thing (89). Porém a nova roupagem do FNM seria alvo de uma saraiva de críticas do vocalista do Red Hot Chili Peppers, Anthony Kiedis, que os acusava de imitação barata. Patton usava o mesmo cabelão que Kiedis, o Faith No More tocava o mesmo Funk Metal dos Red Hot Chili Peppers, ambos os vocalistas cantavam em rap e até os clipes coloridos se pareciam. Talvez a banda tivesse realmente percebido que era hora de mudanças. Angel Dust (92) veio então com o intuito de dar uma nova roupagem para o grupo.

Quando foi lançado, trouxe às rádios e tv's os hits Midlife Crisis, A Small Victory (minha favorita) e Easy. Mas a cereja do bolo ficou definitivamente com as composições que não emplacaram nas paradas de sucesso, como as bizarras RV, Malpractice e Crack Hitler, que abusavam de efeitos sonoros, colagens e embalos circenses. O som era muito inovador para os ouvidinhos comuns e por isso, talvez, não tenha caído no gosto do mercado. Mas não eram todas as músicas experimentações, existiam ainda as pop's Everything's Ruined, Kindergarten e Be Aggressive, embora nenhuma dessas faixas, assim como o disco em geral, trazia o vocal rapeado e a música funkeada dantes. Após Patton cortar as madeixas, cortou também os laços com o The Real Thing.

Angel D também apresentava um rock sem muita guitarra, como podemos ver nas músicas Land of Sunshine, Caffeine, Smaller and Smaller e Midnight Cowboy. O guitarrista Jim Martin detestou a guinada e sua participação autoral é quase nula, com exceção de Jizzlobber, sua única contribuição (mas mesmo assim, um ano depois já estava na rua).

A importância de AD deveu-se ao experimentalismo e à autenticidade que o cercou. As faixas mal são cantadas, são faladas. O baixo encontrava-se acima da guitarra. As letras eram agressivas demais para o padrão vigente à época, afora que é delicioso de ouvir, pois parecem várias bandas num cd só. Compreende um ineditismo inexistente no nosso século, as bandas hodiernas precisam ouvir os hinos deste disco, para talvez, quem sabe, saiam um pouco do bunda-molismo atual.

Às vezes é preciso perverter a ordem, mesmo que o custo seja alto demais.




Nenhum comentário: