quinta-feira, 9 de julho de 2009

Augusto dos Anjos - Eu


Eu e Outras Poesias
Augusto dos Anjos

Ed: Matin Claret

Preço: R$ 10,80

Essa coletânea foi um presente da minha (à época) namorada. Foi uma boa surpresa.Esse livro é um conjunto de excertos seletos que reúne o original "Eu" (1912), o único lançado em vida do autor, acrescidos de alguns poemas perdidos reunidos por Órris Soares.

O bom da poesia apresentada, além de toda escatologia, ideias suicidas e litros de sangue, são as palavras pouco usuais para... hum.. poema. O autor reporta-se mais a termos médicos aos chavões poéticos como: amor, dor, flor, coração, paixão e demais gabolices da praça.

Mal consegui acreditar quando cheguei ao fim, de tão compenetrado que fiquei. É hipnótico!

Exista também uma versão gratuita no site Domínio Público (delícia! http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv.00054a.pdf), que pode ser facilmente baixada como arquivo PDF.

Um dos meus poemas favoritos é ‘Solitário’:

Como um fantasma que se refugia

Na solidão da natureza morta,

Por trás dos ermos túmulos, um dia,

Eu fui refugiar-me à tua porta!

Fazia frio e o frio que fazia

Não era esse que a carne nos contorta...

Cortava assim como em carniçaria

O aço das facas incisivas corta!

Mas tu não vieste ver minha Desgraça!

E eu saí, como quem tudo repele,

-- Velho caixão a carregar destroços --

Levando apenas na tumba carcaça

O pergaminho singular da pele

E o chocalho fatídico dos ossos!”


Não é macabro?


No fim só pude dizer:- Obrigado meu mô, por este magnânimo presente!

E para você que não leu, compartilhe comigo: O LUPANAR, ÚLTIMO CREDO, O CAIXÃO FANTÁSTICO, A UM CARNEIRO MORTO, VOZES DA MORTE, OS DOENTES, O MARTÍRIO DO ARTISTA, DEPOIS DA ORGIA, POEMA NEGRO, O MEU NIRVANA, O SARCÓFAGO... entre outros graciosos, calorosos e amorosos versos.


Enjoy!


PS: Augusto dos Anjos é tudo o que um pagodeiro precisa ler.

Nenhum comentário: